Autor: Fernando Ikeda
“É somente através da ajuda mútua e das concessões recíprocas que um organismo agrupando indivíduos em número grande ou pequeno pode encontrar sua harmonia plena e realizar verdadeiros progressos”.(Jigoro Kano)
Nada mais oportuno que em meio a festas de fim de ano onde diversas metas e objetivos são traçados para a realização do novo ano que se segue, acoplar em nossos pensamentos uma das bases filosóficas que o Judô prega, o JitaKyoei.
JitaKyoei pode ser traduzido literalmente como “Princípio da prosperidade mútua”, onde o Mestre Jigoro Kano, em linhas gerais, dita a convivência em sociedade. É fato que em uma sociedade, não convivemos sozinhos há uma série de relações com pessoas que convivem ao nosso redor. Na convivência estamos sujeitos, por exemplo,a conflitos oriundos de divergências de ideias, discussões de diferentes pontos de vistas sobre um determinado assunto e isto pode gerar atritos e desentendimentos acarretando em discórdias e desconfianças, sentimentos negativos que podem resultar como desvantagens para ambas as partes.O Mestre Jigoro Kano sugere uma relação baseada na convivência harmônica de forma que cada indivíduo coopere para o crescimento mútuo, buscando não apenas o benefício próprio, mas o benefício em conjunto. Usualmente o JitaKyoei é praticado sob o sentido da colaboração e nessa prática podemos aprender muito, desde que estejamos dispostos para tal.
Inúmeros são os exemplos que podemos citar sobre a cooperação no Universo do Judô, como: um Oficial de mesa exercendo sua função de registrador de pontuações, ele está colaborando através de sua função com o andamento da competição beneficiando assim, todos envolvidos diretamente com a competição. Em contra partida, o mesário é beneficiado, pois em sua função demanda um considerável nível de atenção, o mesário para registrar as pontuações deverá estar atento na luta do início ao fim. Entre diversas lutas, o Oficial de mesa entrará em contato com diversos atletas, que por sua vez tiveram formas de treinamentos diferentes acarretando em estilos e técnicas que podem ser observadas pelo mesário e como consequência enriquecendo seu crescimento como judoca. No âmbito dos treinamentos de Judô no Dojô, o JitaKyoei é um fundamento amplamente praticado, ao treinar com um colega mutualmente estão se doando (colaborando) para o crescimento de ambos. Ao ensinar um faixa branca a apertar a faixa, além de ensinar o nó correto, estamos nos portando de forma cooperativa para o seu crescimento e tão logo o iniciante perceberá que colaborar é um ato pertencente ao Universo do Judô.
O JitaKyoei não é um fundamento filosófico que deva ser praticado exclusivamente no Universo do Judô, mas sim em nossa vida cotidiana através de uma conduta moral exemplar servindo de exemplo para os demais membros da Sociedade, assim influenciando-os a agir de forma moral. Vale ressaltar as palavras do mestre Kyuzo Mifune (10º dan) onde relata que o Judô é a aquisição das disciplinas: moral e física, e o treinamento de artes marciais, sendo esses os três fundamentos para a auto disciplina. Esses fundamentos são benéficos para o ser humano na realização de si mesmo, e auxilia-nos a conviver em harmonia.
Portanto não podemos ser passivos e devemos através de nossos exemplos e condutas promover ao máximo a convivência de forma harmônica com os demais indivíduos da Sociedade.
Comments